O que é a ATB Bahia?

A Associação de Trabalhadores pela Base — Bahia (ATB Bahia) somos trabalhadores de diversos ramos que se uniram para resistir à exploração capitalista e construir, em solidariedade, uma nova sociedade.

Pretendemos servir como instrumento de organização para trabalhadores de todas as categorias, sem qualquer distinção, como alternativa à burocracia sindical, ao paternalismo do “terceiro setor” e aos movimentos sociais engessados. Se a emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores, cabe a nós nos organizarmos para resistir e construir.

Pretendemos construir uma organização que sirva para que possamos apoiarmo-nos nas lutas que travamos em nossos locais de trabalho, e também para solidarizarmo-nos com outras lutas de trabalhadores mundo afora. Nossa “pátria” é o mundo inteiro, e buscamos estabelecer contatos que ultrapassem fronteiras de quaisquer tipo (nacionais, étnicas, culturais etc.).

Nossa inspiração maior está nas lutas autônomas de trabalhadores, no sindicalismo revolucionário e no anarcossindicalismo. Apesar disso, não temos uma “ideologia oficial”. Entendemos que é na prática, e não nas disputas ideológicas, que se pode construir a solidariedade entre trabalhadores. Só assim se pode construir as relações sociais de caráter igualitário e solidário necessárias à construção de uma sociedade livre da exploração e das opressões. Nossa inspiração não é, de modo algum, uma “idolatria”: vemos as experiências do passado como passos na construção da sociedade livre, igualitária e solidária que queremos no futuro, e se aprendemos, é porque interessam-nos tanto os acertos quanto os erros, para que nunca mais os repitamos.

Qualquer trabalhador que tenha concordância com esses pontos mínimos é bem vindo para caminhar conosco. Nossa solidariedade se estende às demais organizações de trabalhadores perseguidas pelos patrões, pelos capitalistas e pelo Estado — mas nos reservamos o direito de seguir nosso próprio caminho.

Estamos ainda em fase de construção e consolidação. Estes, entretanto, são os pontos básicos que nos unem no momento. De acordo com o desenvolvimento de nossas atividades, retornaremos a estes pontos básicos para revisá-los, melhorá-los, consolidá-los, ampliá-los.