Foi realizada às 20h do dia 08/09/2020 a primeira edição da Terça da ATB, com o tema “ECONOMIA & PANDEMIA”. A fala inicial ficou por conta de Cairo Andrade, militante da Juventude Ativista de Cajazeiras (JACA), economista, mestrando e pesquisador do Núcleo de Estudos Conjunturais (NEC) da Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Trazemos a seguir um resumo da fala de Cairo, e convidamos a assisti-la na íntegra em nosso canal no Youtube (clique aqui)

Uma leitura do contexto

Cairo trouxe primeiramente uma análise de conjuntura pré-pandemia, abordando pontos da crise econômica em um âmbito mundial e brasileiro, apontando inicialmente para a desaceleração da economia internacional, que está nesse processo desde 2017. Segundo ele, isso acontece porque o sistema capitalista tem crescido cada vez mais a um patamar de menor escala. Dentre os agravantes para essa desaceleração da economia, está a guerra comercial entre China e Estados Unidos, que se constitui muito mais em uma disputa no campo tecnológico. Outro contribuinte para essa crise foi o Brexit, nome dado à saída do Reino Unido da União Européia.

A situação brasileira

Após esse contexto, Cairo mostrou que o Brasil já vive um queda econômica do PIB desde 2015, porém houve uma redução na taxa de desemprego entre o governo Temer e o governo Bolsonaro, mas esse esse crescimento está pautado na geração de empregos informais. Segundo ele o capitalismo brasileiro está cresccendo baseado no mercado informal e subsequentemente na retirada de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Sendo importante salientar que essa crise brasileira tem afetado apenas a classe trabalhadora, enquanto são anunciados cada vez mais bilionários brasileiros, estes ficando inclusive 34 bilhões mais ricos. Desta maneira é possível entender que o capitalismo brasileiro tem se postado cada vez mais sobre as desigualdades e exploração do trabalhador.

A COVID-19 e a economia

Cairo retratou também o cenário dos efeitos da Covid-19 na economia, focando principalmente no mercado de trabalho. Diferente das outras crises, a pandemia afeta diretamente a forma de acumulação do capitalismo, que é o risco direto à vida do trabalhador, sendo o trabalhador negro, principalmente mulheres pretas, o ponto de maior vulnerabilidade desta crise, possuindo o maior índice de mortalidade. Esse alto índice se deve principalmente ao sistema de saúde precário ao qual são destinados, além de serem os que mais se expuseram durante a pandemia devido ao desemprego. Além do mais, a crise sanitária está afetando a alimentação dos trabalhadores, que através da inflação há uma elevação no preço dos alimentos.

O Estado responde à crise?

Outra abordagem importante feita por Cairo foram as respostas do estado neoliberal diante da crise. Segundo ele os governos precisam tomar medidas para que a “roda do capitalismo” não deixe de girar. Uma entre as alternativas utilizadas seria estimular a economia através de políticas monetárias e fiscais, sendo a primeira uma redução nas taxas de juros, facilitando a acessabilidade de grandes empresas. Já a política fiscal é a redução, isenção ou parcelamento de impostos, para assim tentar buscar uma estabilidade econômica. Além dessas alternativas, a flexibilização das relações de trabalho é uma forma de resposta do Estado neoliberal às crises, passando assim o ônus da pandemia para a classe trabalhadora. Essas relações predatórias de trabalho podem ser chamadas de “uberização”, nas quais não se tem direitos trabalhistas garantidos e nem vínculo empregatício com os trabalhadores.

Saídas para a crise

Ao fim da sua explanação, Cairo falou sobre novas estratégias e caminhos para sair dessa exploração do capitalismo e manter alguma dignidade entre trabalhadores, citando principalmente o fomento para outras articulções de trabalho em um contexto horizontalizado.

As Terças da ATB

A ATB Bahia realiza, sempre na última terça-feira de cada mês, uma atividade formativa. Ela é a continuação do curso de formação que a ATB vinha realizando desde meados de 2019, interrompido por causa das medidas de isolamento social necessárias por causa da pandemia de COVID-19.

Neste novo formato, que chamamos de Terça da ATB, escolhemos um tema para tratar em público por meio de uma transmissão na internet, e escolhemos também alguém que possa fazer provocações iniciais ao debate. Contamos com sua participação! Para não perder, assine nosso canal no Youtube e acompanhe a ATB Bahia no Facebook, no Mastodon e aqui pelo blog.