NOTA DE SOLIDARIEDADE AO PROFESSOR WALLACE DE MORAES

A Associação de Trabalhadores de Base, seções Rio de Janeiro e Bahia (ATB-RJ e ATB-BA), manifesta total solidariedade ao professor doutor, e acima de tudo trabalhador da educação, Wallace dos Santos de Moraes, a respeito da perseguição política e racismo que lhes são direcionados pelo professor Josué Medeiros, do Departamento de Ciências Políticas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Wallace buscava se candidatar à composição da banca para um concurso. O professor em questão desqualificou Wallace de forma pejorativa e racista, chamando-o de “pessoa complicada”, e ainda argumentou que “para ele (Wallace) tudo é racismo, fica dizendo que é perseguido por ser negro, toda vez que é contrariado fica se vitimizando como negro e não é nada disso”. Tal discurso, infelizmente, foi endossado pela Chefe de Departamento de Ciência Política.

O professor Josué Medeiros tem histórica ligação com o Partido dos Trabalhadores (PT), e neste momento ocupa o cargo de tesoureiro da AdUFRJ (Associação de Docentes da UFRJ). É importante pontuar essa questão, pois, além do componente de racismo escancarado, soma-se a perseguição político-ideológica — afinal, o professor Wallace de Moraes é militante anarquista.

Infelizmente, não é o primeiro caso de perseguições políticas em espaços institucionais que partem de dirigentes ou quadros partidários contra um militante anarquista. O caso é agravado pelo racismo, pois Wallace é o único professor negro do departamento.

Reforçamos nossa corrente de solidariedade ao professor Wallace e afirmamos: RACISTAS NÃO PASSARÃO!

Todo apoio e força ao professor Wallace de Moraes. Saudações antirracistas, libertárias, de trabalhadores e trabalhadoras de base!

Assinam essa nota:
ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES DE BASE – BAHIA

ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES DE BASE – RIO DE JANEIRO